Busca por palavras

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Voltemos à simplicidade do Evangelho


“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Co 2.9)

É comum ouvirmos muitos usarem o versículo citado acima para afirmarem que Deus sempre tem algo inesperado para realizar em nossas vidas e é bem verdade que o Senhor nos faz muitas surpresas em nossa caminhada. Já pensou se tudo o que nos acontece fosse previamente conhecido por nós? Acredito que o mundo não teria tanta graça, no sentido comum da palavra. Ainda bem que a onisciência é um atributo unicamente divino! Bem, voltando ao assunto, usam-se essas palavras de Paulo, inspiradas pelo Espírito, para defender a autenticidade de todo tipo de acontecimento inexplicável e/ou sobrenatural geralmente ligado aos modismos neo-pentecostais. Dente cariado que ganha obturação de ouro, dinheiro que aparece na conta corrente sem mais nem menos, unção do riso, da galinha, da lagartixa, do leão, do carrinho de mão, etc. Eu poderia escrever dezenas de textos para arrolar todas as “maravilhas” que têm acontecido no meio evangélico brasileiro. Até parece que todo dia aparece uma nova unção que contagia a multidão dos loucos por uma nova experiência sobrenatural. Vem então a seguinte pergunta: será que 1 Coríntios 2.9 serve como respaldo para o que temos observado nos cultos que hoje chama ignorantemente de pentecostais? Tenho certeza que não e quero externar aqui não a minha opinião, mas o que a Bíblia diz sobre o assunto.

Jesus é o nosso maior exemplo:

Em João 13.15 está escrito: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”. Isso nos mostra que o que Cristo fez é o que nós devemos fazer e se você acha isso difícil que dirá fazer milagres maiores que os de Jesus como ensinam alguns fazendo uma eisegese de João 14.12. Na verdade Jesus disse que os milagres que ele fez nós os faríamos maiores não em glória, mas em quantidade abrangência, pois o seu ministério foi de apenas três anos enquanto que a Igreja atua há mais ou menos dois mil anos [1]. Isso nos fica obvio quando descobrimos que os milagres que nós fazemos são concretizados por causo da autoridade do nome de Jesus e não por nossos próprios méritos (At 3.12,13). Fica claro então que os sinais que nos seguem são os mesmos sinais ele fez e que prometeu para nós. As línguas, por exemplo, não foram evidenciadas no ministério de Jesus, mas ele nos prometeu essa dádiva, esse dom, logo é bíblico o falar em outras línguas desde que usemo-lo como a Bíblia nos diz que devemos usá-lo (Ver At 2 e 1 Co 12-14). Diante das Palavras do Mestre, como podemos nós enveredarmos por este caminho tão nebuloso que é o misticismo que destrói a simplicidade do Evangelho? Busquemos o poder de Deus e não aceitemos que se ofereça fogo estranho no altar do Senhor (Lv 10. 1-3)!

Qual o real sentido do texto?

Se atentarmos para o contexto veremos que Paulo, ou Saulo, falava no referido texto sobre a simplicidade do Evangelho pregado por ele e conclamava os coríntios a proclamar o evangelho não apoiados em sabedoria humana, mas na sabedoria do Senhor. Na verdade os coríntios estavam buscando erudição (o que é bom), mas apoiavam-se nela somente (o que é perigosíssimo). Eram provavelmente os seguidores do partido de Apolo “homem eloquente e poderoso nas Escrituras.” (At 18.24b). Apolo nunca incentivou esse partidarismo em Corinto, mas estes afundaram-se em vangloriar-se na sabedoria do homem mais do que na infinita sabedoria de Deus [2]. Vemos essa atitude nos atuais ”pregadores” que buscam conhecimento, mas não o aplicam no propósito de ganhar almas ou de edificar a igreja. Seu desejo é unicamente serem promovidos e reconhecidos como sábios. Esquecem-se do Deus que os chamou e capacitou, (se é que Deus os chamou) no esforço de receberem glória dos homens e para isso anunciam um evangelho enfraquecido pelos apelos do mundo. Não falam mais em santificação, salvação, soberania de Deus, arrependimento, renúncia e tudo mais que concerne ao verdadeiro evangelho de Cristo. Na defesa do evangelho genuíno no trecho de 1 Co 2.1-8 Paulo afirma que:

- Não utilizou-se desnecessariamente de palavras sublimes (v 1);
- Sua vontade era de anunciar-lhes sempre que Cristo foi um dia crucificado (v 2);
- Era fraco, temia e tremia diante do Senhor (v 3);.
- Não era um mero incentivador e seu ministério foi confirmado pela ação do Espírito Santo (v 4) e isso para que eles não se apoiassem em sua sabedoria, mas no poder de Deus (v 5);
- Suas palavras eram provenientes de Deus, revelada a todos eles e oculta aos ouvidos do mundo (vv 6-8).


Depois de todas essas declarações Paulo então verbera o famoso versículo como ápice do seu discurso que se estende até o final do capítulo onde outro rumo é tomado no seu tratado, mas sempre seguindo a mesma regra de simplicidade ao falar, o que é uma das características mais lindas da mensagem da cruz. Ora, de que Paulo estava falando? Da verdade do Evangelho que consiste em que Cristo morreu, ressuscitou, foi assunto aos céus, um dia vai voltar, batiza no Espírito Santo, concede dons do seu Espírito segundo a sua infinita graça, enfim, Ele nos perdoa de nossos pecados e está trabalhando em nossas vidas agora mesmo. São essas as verdades que os nossos olhos não viram, nossos ouvidos não ouviram, e não subiram aos nossos corações até que Cristo no-las revelou. O homem jamais desejará a salvação até que o próprio Deus o chame e esse decida-se a arrepender-se de verdade. O mundo não conhece essa verdade e esse é o verdadeiro evangelho. Alguém poderá replicar: "Disso eu já sei e não preciso que você repita!" e eu diria a esta pessoa: "Enquanto a mensagem da cruz parecer monótona ao homem, este ainda não a experimentou, pois o nosso coração arde ao ouvirmos a veracidade da mensagem da cruz!".

Bibliografia:

[1] Ciro Sanches Zibordi. O que são as “obras maiores” de João 14.12. Disponível em http://cirozibordi.blogspot.com/2009/02/o-que-sao-as-obras-maiores-de-joao-1412.html. Acesso em 29 de maio de 2009.
[2] Lições Bíblicas. 1 Coríntios, Os problemas da Igreja e suas soluções. 2° Trimestre de 2009. Lição 3. CPAD.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Recado de um pecador à igreja dos “adoradores”


Amados, a Paz do Senhor Jesus! Mais uma vez escrevo e desta vez quero trazer à tona a carta de um certo indivíduo que não quis se identificar e que pediu para ser chamado pelo cognome Pecador, disse ele que esse é o nome mais comum quando é citado pelos crentes que ele conhece e disse também que não entendeu ainda o porquê! Sua carta foi endereçada à igreja dos adoradores, pois ele disse que são os que mais se encaixam no perfil dos que devem receber esse recado e eu, por motivo de conveniência, inseri aspas sempre que a palavra "adoradores" foi utilizada no texto para ressaltar que ser adorador não é ser o que esses “crentes ” têm sido. Utilizei-me também de alguns versículos que servem para explicar a atitude desse indivíduo ante ao mal exemplo dado pelos “adoradores” como também seu estado de completa falta de discernimento acerca do que tem causado toda essa confuzão na sua cabeça, mas vamos ao coneúdo da carta.

“Saudações,

Amigos, dirijo-me à igreja dos “adoradores”, pois são os que me têm chamado a atenção nos cultos que tenho observado [1]. Tenho visto muita irreverência parecendo-me que vocês são um povo muito alegre, porém não entendo o porquê já que , como vocês mesmos dizem, “o mundo jaz no maligno”. Sei que todo mundo tem o direito de ser alegre mas ao meu ver não há em vocês a preocupação quanto ao destino de minha alma [2]. Lembro-me de ouvir de muitos de vocês que Jesus morreu pelos meus pecados e que o seu desejo é que eu o ame sobre todas as coisas servindo-o de todo o meu coração. Isso nunca fez muito sentido pra mim e percebo que o discurso de vocês mudou e nem me incomodo de ouvi-los, pois não lhes ouço mais falar que tenho que me arrepender de meus pecados para receber a salvação. Me sinto muito motivado ao ouvir suas pregações que falam sobre vitória financeira e quebra de maldição hereditária e tenho até pensado em abir meu próprio negócio! Considero que agora o discurso de vocês está muito atraente e vai impactar muitas vidas, acho que é por isso que os músicos cristãos estão tendo espaço nas rádios populares, quem diria isso ouvindo aquelas músicas ultrapassadas e com mensagens moralistas que vocês gostavam de ouvir? Sempre achei o discurso de vocês muito chato e sem sentido[3]. Por que falar sobre inferno, perdição eterna e coisas do tipo? Um discurso sobre vitória pra mim é muito mais chamativo do que aqueles velhos temas sobre o dever de carregar a sua cruz e de amar nossos inimigos e orar por eles, isso pra mim é loucura[4]! Não vejo mais em vocês aquela preocupação em se vestir de modo decoroso. Vocês se vestem como qualquer um de nós e não estão preocupados se vão despertar certa sensualidade, isso me faz ver que vocês estão evoluindo e não estão ficando para traz como se estivessem perdidos no tempo. Chega desse negócio de valorizar os ”bons costumes”, bons costumes são sinônimo de cafonice, isso sim! Olha, vocês estão de parabéns! As músicas que vocês ouvem, nem parecem com aquelas músicas tristes que vocês chamavam de hinos. Vocês estão usando novos ritmos que mechem com o meu corpo e não trazem reflexões sem sentido e mesmo que tragam eu nem paro pra ouvir, pois o bom mesmo é balançar o esqueleto[5]! Porém uma coisa é certa, não penso em me converter à sua religião porque não me imagino participando de uma igreja onde é considerado bom ser chamado de doido ou louco, onde não se valoriza a erudição, onde as pessoas são esquisofrênicas e não se interessam em realizar uma reunião organizada, decente. Eu não acho que Deus seja surdo e não concordo com a gritaria sem sentido de vocês. Vejo vocês falarem umas coisas sem sentido que acho que nem vocês mesmos entendem, acho que vocês são loucos mesmo[6]! Tem alguns de vocês que pulam, rodopiam, se arrastam pelo chão, tremem e dançam afirmando que é o Espírito Santo de Deus, isso pra mim é um ultraje, vocês não têm bom senso? Como eu poderia ser membro de uma igreja assim? Olha, vocês mudaram em quase tudo e eu em algum tempo até pensei em me converter, mas vocês não são mais aquele povo diferente. Eu não concordava com muitos pontos que vocês defendiam, mas eu sentia uma coisa boa quando vocês falavam, ma dava vontade de chorar e eu não entendo até hoje o porquê[7]. Hoje eu ouço os seus argumentos e concordo com muitos pontos, mas não é a mesma coisa. Finalizando, quero externar o meu sentimento de falta dentro de mim e que a pregação de vocês não conseguiu preencher. Vou continuar defendendo meus pontos de vista que eu aprendi com meus pais e através da mídia. Acho que sou uma pessoa boa e não mereço o inferno. Tenho me esforçado pra ser uma pessoa de bem e tenho minha religião que recebi de minha família e continuarei buscando preencher esse vazio na minha existência. Acho que um dia vou para o Céu porque tenho me esforçado para isso[8][9].

Atenciosamente,

Pecador.”

Referência Bíblicas:

[1] “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,” (Hb 12.1).

[2] “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” (Mt 24.12).

[3] “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” (2 Tm 4.3).

[4] “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Co 2. 14).

[5] “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;” (Cl 3.2).

[6] “Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?” (1 Co 14.23).

[7] “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4.12).

[8] “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Co 4.4).

[9] “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,” (Tt 3.5).

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Você Pergunta, A Bíblia Responde!

Como receber o dom de “Fazer as pessoas caírem”???
Caros leitores, depois de um bom tempo sem postar e muito desejoso de fazê-lo, eu decidi criar um quadro para o meu blogue chamado: Você Pergunta, A Bíblia Responde! Tomei essa decisão por receber algumas perguntas interessantes através do Orkut, msn, e-mail e até mesmo durante as aulas de escola bíblica dominical que com muito prazer tenho ministrado na sala de jovens da Assembléia de Deus Templo Central no Bairro do Itapery, Fortaleza/ CE.

Sem muitos arrodeios, quero responder uma pergunta feita por um jovem que se intitula Patrick Todd. Recebi essa pergunta pelo Orkut:

"ola sou cristao tbm e gostaraia d informaçoes...eu era satanista ocultista bruxo e estudavabudismo,agoeraestou em deus graçasao msm mais queria saber ocmo eu consigo o maravilhoso dom d fazeraspessoascairem...nunca falei em linguas nem cai nunca me"manifestei emcristo " acho q esse n eh o meu chamado sabe? eu sou mais d observardo q memostrar glorificando alto eu glorifico a deus internamente eu gosto q so ele escute n os demais poderia me explicar sobre? obrigado fik comd eus" (sic).

Amado jovem Patrick, A Paz do Senhor Jesus!

Sua pergunta me chamou a atenção porque vejo que você é um novo convertido que parece ter muita vontade de experimentar uma comunhão com Espírito Santo e isso é bom mesmo quando não temos ideia sobre o que na verdade nós experimentaremos por falta de conhecimento bíblico. Você parece ser alguém que gosta de observar, mas percebo que falta em você um pouco mais de discernimento para saber o que é e o que não é ação do Espírito Santo.

Vamos por partes:

Primeiro, você quer saber como conseguir um dom que você intitula de “fazer as pessoas caírem”. Respondo dizendo que todo e qualquer dom que nós busquemos deve estar entre a lista dos que a própria Bíblia nos fornece (1 Co 12.8-10) e devemos entender também que não podemos ultrapassar o que está escrito (1 Co 4.6). Sei de sua empolgação para buscar o “maravilhoso dom de fazer as pessoas caírem”, mas ele na verdade não é um dom do Espírito, pois não se encontra na Bíblia, não foi dado aos apóstolos e nem mesmo Jesus o utilizou. Não vemos na bíblia o cair como uma coisa boa, exemplo, na noite em que Jesus foi traído ele simplesmente disse quem era e os oficiais caíram por terra, mas não porque estivessem cheios do Espírito Santo (Jo 18.4-6). Vemos alguns profetas caírem ao experimentar uma manifestação da glória de Deus muito profunda e também por jejuarem por muitos dias antes de terem tais experiências e vemos também o próprio Deus dizer: “Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo” (Ez 2.1). Isso já faz com que haja um enorme abismo entre as experiências dos profetas e até mesmo do apóstolo João e o que vemos hoje em dia nos cultos pseudo-pentecostais que são uma demonstração de imensa vontade de experimentar algo sobrenatural, mas sem entendimento sobre o que significa ser usado por Deus com seus maravilhosos dons ou até mesmo de influência de demônios (não podemos nos fazer de ingênuos).

Depois, você diz que esse não é o seu chamado e que você nunca se “manifestou em Cristo”. Se você estiver falando de “derrubar as pessoas” então eu dou graças a Deus por isso, mas se estiver falando de experimentar o batismo no Espírito Santo e os dons que ele nos dá então eu te digo que você foi chamado por Deus para recebê-los (At 2.39) e você só deve fazer duas coisas pelo menos para receber essas dádivas, que são: crer e buscar. Crer é fundamental e buscar é imprescindível para que experimentemos o agir de Deus, mas como buscar? Orando, jejuando, lendo a Palavra de Deus, santificando-se e esperando Jesus voltar. Não há fórmula, pois o tempo é de Deus e ele nos usa como quer e não segundo a nossa vontade (1 Co12.7).

Você pode estar confuso nesse momento, mas não desanime, pois crescer em Cristo às vezes é mudar nosso modo de pensar, isso quando o que nós pensamos não é o que a Bíblia quis dizer. Ore a Deus e continue observando porque você verá muitas manifestações anti-bíblicas, mas também verá muitas manifestações dos dons do Espírito Santo se estiver frequentado uma igreja que guarda os verdadeiros valores bíblicos e cristãos.

A Paz do Senhor Jesus e até o próximo Você Pergunta, A Bíblia Responde!

Talvez você goste também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...