Como já mencionado na primeira
parte deste artigo, muitos reformados afirmam que a ênfase nos dons espirituais
dada pelos pentecostais em suas pregações gera cristãos imaturos. É uma tese
interessante e que pode gerar no ouvinte incauto a ideia errônea de que, de
fato, os pentecostais são imaturos por que não dão ênfase ao novo nascimento,
mas à experiência extática do falar em outras línguas. Levantei então uma nova
tese, a de que a imaturidade pentecostal se dá pelo fato de as igrejas
pentecostais crescerem muito e assim sempre terem em seus quadros pessoas
imaturas, assim como pessoas maduras, que aprenderam a serem cristãos maduros
com o tempo e através do estudo da Palavra e do agir do Espírito Santo. Minha
missão é, nesta e nas próximas postagens, tentar provar minha tese sem
desprezar a dos meus irmãos reformados, já que admiti que isso aconteça, e é um
desvio doutrinário sério, mas não é a razão principal da tão alardeada e
criticada “imaturidade pentecostal”. Seguem então abaixo meus argumentos:
1 - A ênfase da Pregação
Pentecostal é a salvação em Cristo.
Isso mesmo, a ênfase da pregação
pentecostal não é o revestimento pentecostal em si, mas a salvação em Cristo,
de fato, pelas próprias Escrituras, o revestimento de poder do alto vem para capacitar
o cristão a anunciar o Evangelho. Veja o que está escrito em Atos 1.8:
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão
minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins
da terra".
De fato,
pelas Escrituras, entendemos que o batismo com o Espírito Santo dá ao cristão autoridade
e capacidade para anunciar o Evangelho. Logo, tudo gira em torno do Evangelho. Veja
outro texto enfático sobre isso:
E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e
ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para
perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas. Eu
lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do
poder do alto". (Lucas 24:46-49)
Em Atos, no dia de pentecostes, a
promessa se cumpre e veja o que Pedro afirma:
Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado
em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do
Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que
estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar".
(Atos
2:38,39)
Percebeu que a promessa do
revestimento de poder tem como finalidade a pregação do Evangelho? Percebeu
também que ela vale para todo cristão?
Quando eu conheci a Cristo, numa
igreja pentecostal, não fui apresentado ao evangelho das línguas estranhas ou
da profecia pós-escritura, fui apresentado ao Evangelho de Cristo, à salvação
em Cristo pela graça mediante a fé. Posteriormente fui apresentado à doutrina
dos dons espirituais e convidado a buscá-los para anunciar o Evangelho com
poder. Depois de algum tempo, o experimentei, e é claro que algumas lições
tiveram de ser aprendidas em relação aos dons, tive de sujeitar minhas
experiências à Palavra e isso não é fácil. Tive como auxílio irmãos que puderam
me orientar, e a própria teologia pentecostal. Sei que muitas igrejas
supervalorizam os dons espirituais, como se o fim do Evangelho fosse o falar em
línguas estranhas, mas esse é um desvio da própria doutrina pentecostal e que
deve ser combatido nas igrejas carismáticas como um todo. Como vemos, apesar de
esse desvio doutrinário existir em muitas igrejas pentecostais, o pentecostalismo histórico
resiste, tanto que pude alcança-lo.
Nas próximas postagens me
aprofundarei mais na questão da “imaturidade pentecostal”.
Paz do Senhor Jesus!
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