Seria bom se houvesse uma fórmula que pudéssemos aplicar para termos uma fé saudável, mas Deus não trabalha assim. Não há fórmulas para alcançarmos o que Ele nos dá gratuitamente. Contudo a ação humana em resposta ao chamado de Deus é crucial para crescermos espiritualmente. O que eu escreverei aqui não é novidade para um cristão verdadeiro, mas muitas vezes a carnalidade tenta nos fazer esquecer que elas são importantes.
1 - Reconheça a soberania de Deus:
A frase é comum hoje em dia em relação a posicionamentos históricos da igreja referentes a temas polêmicos como pornografia, fornicação, divórcio, entre outros: "Se não prejudico a ninguém, então qual o problema em fazer?". Isso é racionalismo puro! Deus é soberano, logo se ele afirmou em sua Palavra que algo é pecado, quem sou eu para dizer que não é? Isso faz parte de se ter fé. Eu creio em Deus e no que Ele revelou em Sua Palavra porque Ele é infinitamente mais sábio que eu ou você e nosso raciocínio limitado nunca vai acompanhá-lo perfeitamente. Com o racionalismo, acabamos por elaborar nosso próprio sistema de regras que acreditamos ser o correto e deixamos de lado aquilo que não conseguimos compreender. É a criatura questionando o Criador. Reconheça que Deus é soberano, que você é só uma criança perto dele e assim a sua graça será abundante em você. Lembre-se que Cristo não fez muitos milagres em sua terra porque seus parentes não criam nele. Não confie em seus próprios instintos. Cristo morreu e ressuscitou por nós porque não éramos capazes de sermos justos por nossa própria conta. Rejeitando nosso eu e aceitando a vontade de Deus em nossas vidas, experimentaremos a graça de Cristo mediante a fé nele!
2 - Busque as coisas do céu, e não as da terra:
Esse é um grande mal da igreja hodierna, se não o pior. Como se tem buscado a Deus nestes últimos dias para favorecimento material/pessoal e não pela necessidade de avivamento espiritual. Jesus disse:
"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". (Mt 6:19-24)
A necessidade das nossas almas é de vida em Cristo, e isso só se consegue buscando a ele no âmbito espiritual. É bem verdade que Deus realiza milagres e outorga dons ao cristãos que os buscam, mas esses dons são para que o Evangelho seja propagado com poder (At 1:8;Rm 15:19;1 Co 2:1-5) e não apenas para satisfazer o ego humano com suas efemeridades.
Que possamos a cada dia buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar, e teremos nossas necessidades atendidas, segundo a vontade daquele que nos chamou! (Lc 12:31)
3 - Abençoe aos que Deus colocar no seu caminho:
"Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens." (Lc 2:52)
Essa é uma verdade pouco proclamada nas igrejas ortodoxas, e tão prontamente praticada por algumas seitas heréticas. Cristo, enquanto criança, crescia em "sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens". Estamos acostumados a buscar crescimento diante de Deus, mas esquecemos de crescer em graça diante dos homens. Busque abençoar os que lhe rodeiam, seja exemplo como foi Dorcas:
"Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas." (Atos 9:36)
Sabemos que não são as obras de caridade que nos garantem salvação eterna (Ef 2:9), mas isso não nos exime da necessidade de praticarmos boas obras tanto diante de Deus, como diante dos homens! (Ef 2:10; Hb 10:24; 1Tm 2:10; 5:10; 6:18; Tt 2:14; 3:8,14; Mt 5:16; 6:1; 1 Pe 2:12)
Para o mundo, você dá para receber, como uma forma de barganha, os salvos dão porque receberam (Mt 10:8; At 3:6; 8:18-23).
Conclusão
A fé nos foi dada por Deus e ela deve ser exercitada para que cresçamos e sejamos espiritualmente saldáveis. Devemos estar cientes de que Deus é soberano e não podemos submetê-lo aos nossos caprichos, nem tentarmos servir a Ele e ao mesmo tempo ao mundo, às riquezas, ao pecado. Cristo nos salvou para realizarmos boas obras, para crescermos em graça diante de Deus e dos homens!
A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tg 1:27)
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. (Tg 2:18)
Nenhum comentário:
Postar um comentário