Busca por palavras

sábado, 7 de junho de 2008

Ressurreição X Reencarnação

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (Mt 7.15).


Este artigo é minha resposta às argumentações de um espírita que tentou usar um texto fora do contexto pra formar um pretexto, veja uma parte do que ele me falou:

"Muitos dos ensinamentos de Jesus nada mais são do que os Ensinamentos judaicos. Jesus foi considerado até um Rabino pelos seus ensinamentos.Vou dar exemplo pequeno de uma passagem que pode exigir um grande estudo. Mas pelo menos uma parte posso dizer. Os apostulos perguntaram a Jesus o por que do homem ter nascido cego, que pecado ele tinha cometido para nascer cego. Aqui, a pergunta dos apostulos é clara sobre vidas passadas, pois não se faria uma pergunta dessas se o conceito "Transmigração da alma" ensinada no Judaismo não existisse. " O que havia feito para ter nascido cego" é logico que só poderia ser em outra vida. "

Agora veja como eu lhe respondi:

Caro amigo,

Suas argumentações são boas e convenceriam um leigo nas Escrituras, porém estão desprovidas da algo muito importante, apoio das Escrituras como um todo. Se você analisar a Bíblia dessa forma, vai entrar em heresia, quer um exemplo? Então veja isso: "E se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação e a vossa fé" (1 Co 15.13,14), se interpretarmos esse versículo de qualquer forma, sem analisarmos o contexto, entenderemos que não há ressurreição de mortos já que Cristo não ressuscitou. Veja, este é o assunto da nossa discussão, veja também que aqui a ressurreição bíblica e adotada pelo cristianismo primitivo é comparada à de Cristo, logo assim como Cristo ressuscitou, também nós, os salvos, ressuscitaremos incorruptíveis para a vida eterna e os ímpios num corpo imundo para a perdição eterna (Dn 12.2; Jo 14.1-3; 1 Ts 4.13-18; Ap 20.11-15). É importante salientar que os apóstolos criam, a com razão, que a ressurreição não havia ainda ocorrido (2 Tm 2.18), muito embora alguns já tivessem experimentado a ressurreição (2 Rs 13.21; Mt 9.18, Mt 27.50-54; 19,23-25; Lc 7.11-15; Jo 11.1-44), tabém é importante saber que Jesus ainda ressuscita mortos segundo a sua vontade, relatos de cristãos no decorrer da história da igreja nos revelam isso, porém a ressurreição plena se dará no dia determinado pelo Senhor, tanto a dos justos quanto a dos injustos. Você diz que a Bíblia dá indícios de que os judeus crêem na reencarnação e a chamam de ressurreição, isso é acrescentar à Palavra de Deus o que não está escrito, e mais, não se esqueça que a fé cristã está firmada não no que os judeus crêem, mas sim no que Jesus ensinou (1 Co 3.11) e veja que resposta Cristo dá à pergunta feita pelos apóstolos sobre o cego de nascença que você citou: "Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais, mas foi assim para que se manifestassem as obras de Deus" (Jo 9.3), ora, se Cristo disse que aquele homem tinha nascido cego, não porque pecou, nem porque seus pais pecaram, então por que os espíritas ensinam que as mazelas do homem são decorrentes das obras más que ele cometeu no passado, em outra vida? Eu prefiro ficar com Jesus, os apóstolos não tinham uma compreensão completa sobre a verdade e por isso tiveram de ser instruídos pelo Senhor. Recomendo que você leia com atenção os textos seguintes: (1 Co 15 e 1 Ts 4) que são trechos das Escrituras que falam de ressurreição e a deixam claro que ela não é a mesma coisa que a reencarnação ensinada pelos espíritas. Deixo um versículo final: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema"(Gl 1.8).

Analisando esta discussão, com quem você ficaria? Com o pensamento limitado e errôneo do homem ou com a Escrituras Sagradas que falam por si mesmas?

Apologeticamente,

Clébio Lima de Freitas.

17 comentários:

Reencarnação uma realidade disse...

Ser sabio é saber extrair das escrituras o seus ensinamentos entre linhas.

Olha, eu li e você fala muito sobre ressureição. Mas afinal de contas você sabe o que é ressureição dentro do conceito Judaico?

Ou vai me dizer que Jesus não era judeu e não ensinava aos judeus.

Eu não vou lhe responder, mas deixarei você mesmo pesquisar dentro do judaismo que existe há mais de 5700 anos .

Aqui você encontra o que " todo rabino " ensina amigo, e jesus também foi um rabino.
Agora o NT não existe nem rastro dele em hebraico, somente a cópia da copia da copia em grego. Você sabe o porque a igreja católica a quem os protestante também devem sua Biblia tirou a reencarnação do seus ensinos no ano de 553??

Eu pensava como e agia como você até que dolorosamente com meus estudos no hebraico meus conseitos se desmoronaram. Os que tiverem ouvidos para ouvir e olhos para ver que veja.

http://www.chabad.org.br/interativo/faq/reencarna.html

Clébio Lima de Freitas disse...

Ser sábio não é extrair as "entrelinhas" das Escrituras, mas sim o que está escrito como um todo. É por isso que eu não creio em reencarnação, porque a Bíblia diz que nem todos serão salvos (Mt 7.21) e que aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo (Hb 9.27). O que os espíritas ensinam é apenas a velha tentativa do homem de fugir do juízo vindouro.

alex disse...

Heb 9,27 Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo,

Essa passagem está certissima com relação ao judaismo, se é preciso saber ao todo, então procure conhecer mais a fonte das escrituras sagradas traduzidas do hebraico, ou seja, o povo que lhe deu a Bíblia na qual ela foi revelada.

Eu poderia facilmente apontar e motrar frente as traduções mais de 200 coleções de erros, interpolações, inclinações, deturpações feitas pelo religiosos tradutores, que mataram as escrituras sagradas ao traduzi-las. Mas assim como eu tive o trabalho de buscar, vai você também buscar, para dizer, foi este que me passou e ele está errado.

Pois é colega, um documento adulterado perde o seu valor, e não me venha com essa que foi colocado a melhor palavra em português pq não se trata disso. Todos os ensinos que a Bíblia pode oferecer NO ORIGINAL do Guilgui Neshamot (reencarnação do judaismo) foram extirpadas, alteradas do original, POR QUE SERÁ NÉ? É que o povo não sabe hebraico, pois se soubesse com certeza iria reclamar sobre essas alterações.

Clébio Lima de Freitas disse...

Alex,

As minhas interpretações são segundo a interpretação dos próprios apóstolos, são eles, junto com os profetas e principalmente Jesus Cristo, a principal pedra de esquina, o fundamento da igreja e se quisermos ser cristãos autênticos devemos seguir o padrão apostólico. Eles ensinaram que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, portanto, necessitamos da graça de Jesus para sermos salvos:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;" (Rm 3.23-25)

alex disse...

Olá Clébio,

Essas são suas palavras:
>>As minhas interpretações são segundo a interpretação dos próprios apóstolos.

Veja que interessante, os apóstulos de Jesus eram " quase " todos judeus, com resalva Luca que era Grego médico e letrado. Infelizmente amigo, não há nenhum documento deixado escrito pelos apóstulos em hebraico que hoje podem servi de base das cópias e cópias e cópias que sobraram para a igreja primitiva. O protestantismo herdou da igreja católica muitas coisas e uma delas foi a forma com que a Bíblia foi montada, com resalva alguns livros que Martinho Lutero a seu "ponto de vista" retirou.

Mas dos mais de 60 evangelhos existêntes, a igreja católica resolveu dizer que apenas 4 eram verdadeiros, Sabe como isso aconteceu? Como eles chegaram a esse veredito??? Pois é, existem 3 versões que diz a respeito disso, uma é que uma pomba branca pousava em cima do ombro de cada bispo e soprava nos ouvidos deles qual eram o evangelho verdadeiro. 2, ele colocaram todos os evangelhos numa mesa e voaram para o altar somente o sagrado. O terceiro nem te conto. Acredita nessa fábula católica? Se não, então irá discordar o que vc tem em mãos, pois é o que nós foi dado pela "santa igreja católica apostólica romana".

Como eu disse, interpletações há diversas e por isso que o cristianismo é a religião que provem de um unico livro que mais se divide em si, onde cada igreja se diz ser o porta voz das escrituras e dirigida pelo espirito santo.
Eu particularmente já fui apaixonado como você é, mas passei a ter o pé mais em terra firme depois que eu começei a estudar profundamente as escrituras hebraicas. Veja, o maior erro amigo, é o que dizem que o espiritismo tem como base a reencarnação, isso é o maior erro, uma vez que o conceito reencarnação é mais antigo do que o próprio espiritismo. Allan Kardec apenas retirou da Bíblia esse conceito, e digo mais, os judeus não levariam uma fé sem base na Torá.

Mesmo nos evangelhos há o conceito dela, veja que as nossa Bíblias retiraram a palavra Palingenesia que está em Tito 3:5 ( Em grego ) e mais em algumas passagens do evangelho substituindo por uma tradução que em nada tem haver com seu sentido, alem do mais, a palavra em grego existe em português, mas pq então não mantiveram ela???? Novamente a inclinação e interpolação das escrituras.
Veja mais aqui

http://alexreencarnacao.blogspot.com/2008/08/palingenesia.html

Uma das Bíblias também interpoladas e inclinadas são as Traduções Novo Mundo, já ouviu falar dela? É a Bíblia dos Tjs.

Como eu falei, se pesquisar lá no fundo mesmo, irá encontrar base para as minhas afirmações.

Fique na paz
Alex

Clébio Lima de Freitas disse...

Caro Alex,

Você está equivocado, os livros apócrifos não foram retirados da Bíblia por Lutero, eles foram adicionados pela igreja de Roma na época da Reforma, essa foi uma das iniciativas da contra-reforma: http://www.cacp.org.br/catolicismo/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=129&cont=1&menu=2&submenu=11.
Sobre a construção do Cânon, devemos reconhecer primeiro que a Igreja da época da construção do Cânon como conhecemos hoje ainda não havia apostatado, dando lugar à idolatria, tão própria da Roma. Portanto, companheiro, demos ouvido à Palavra do Senhor que foi anunciada por Jesus, pelos apóstolos e pelos profetas do AT. Cada pecador que se arrepende de seus pecados e tem sua vida transformada ao ler O Livro é uma prova de que a Bíblia Sagrada como a conhecemos é a Palavra de Deus! Para um estudo mais detalhado sobre a construção do Cânon, recomendo esse livro, o qual todos podem ler através deste site: http://www.scribd.com/word/full/3302779?access_key=key-nnqkke8b9xgt9csbpq3.

Att,

Clébio Lima de Freitas

alex disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
alex disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Clébio Lima de Freitas disse...

Caro alex,

Quero lhe avisar que este blog não tem por objetivo discutir religao, mas sim, proclamar o evangelho de Jesus sob uma perspectiva pentecostal e acima de tudo Biblica. Peco um pouco mais de respeito pois este e o meu espaco e enhuma vez me propuz a encher o seu blog de comentarios com o intuito de desviar a atencao de seus leitores para o meu modo de interpretar a biblia. estou retirando os seus comentarios, mas irei postar novos estudos em resposta a algumas coisas que voce falou.

alex disse...

Ok, caro colega Clébio. Não postarei mais meus conhecimentos uma vez que ninguem realmente chega a ponto nenhum e reflexão está longe daqui.

Deixemos que as águas silenciosas trabalhem sobre o fogo levantado.

Deus, nosso pai Celestial esteja sempre contigo abrindo a mente e que você continue sempre sendo essa pessoa apaixonada por Jesus Cristo como eu sou também.

Muita paz e fraternidade

Ademir disse...

Graça e Paz meu irmão.
Muito legal mesmo.
Vou dar uma olhada com mais calma, ai sim farei um comentário mais eficaz.
Que Deus abençoe o irmão e seus familiares.
Paz do Senhor.

Anônimo disse...

Parece mentira que 2010 anos depois de Cristo os homens continuam discutindo as mesmas coisas e o pior:da mesma forma "combativa"...
Me considero evangélica pq acredito no Evangelho de Jesus Cristo e embora adore esse tipo de assunto percebo que a religião sempre será imperfeita... pq é feita pelo homem.
E os homens como sempre vaidosos acham que cada um é mais dono da verdade do que o outro...
Com toda a minha "ignorância" acredito sinceramente que qdo o assunto é Deus, Jesus, a linguagem é sempre a da compreensão e da humildade. Pq mais que acreditar sinto que Deus ou como queiram chamar é sempre amor!
Um brinde à dialética! Mas que as pessoas se acrescentem, afinal...
... Ainda que eu falasse a língua dos homens ou dos anjos sem amor seria como o bronze que soa ou o címbalo que retine...
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada terei!
Amigos, mais amor e tolerância!

Fiquem com Deus!
Rachel

Clébio Lima de Freitas disse...

Querido Anônimo, agradeço-lhe pelo comentário e pelo interesse neste assunto por demais importante. Li cada palavra sua e percebi um pouco de ironia em você, o que é bom, às vezes, desde que se mantenha o respeito do qual você mesmo falou, afinal, não pode haver tolerência onde não há amor. É verdade que nós pentecostais falamos muito em "línguas dos anjos" e é bem verdade que muitos desses "poliglotas" têm esquecido o significado do amor, mas existe uma maioria no movimento pentecostal que se esforça para ajudar o semelhante. Meu interesse em tratar do assunto Reencarnação não é de impor minha forma de pensar em detrimento da do outro, mas sim de forma sadia tratar deste assunto com respeito e liberdade de expressão. Acho que todos podemos expressarmo-nos seja qual for nossa opinião, o que eu não posso é obrigar alguém pela força a concordar comigo. Espero que tenha lhe convencido de meus propósitos e quero que saiba que você é bem vindo para opinar e dar sugestões.

Fraternalmente,

CLF

Anônimo disse...

Que o elohim de israel(YHWH), possa ser o verdadeiro, motivo da conversa. Más resumindo tudo, YESHUA veio do pai, porque os yerudim não tiveram competência para cumprir os seus mandamentos, a primeira aliança é sombra da nova, a possível volta do espirito a vida é exatamente a ressureição do mortos, é isso é o hebraico trata.
weider teixeira
Fortaleza-ce

Guto Marques disse...

Meu irmão não aceite as sugestões mas de pessoas que querem te afastar de Deus.

Nossa obrigação é pregar o evangelho de Cristo e não o nosso. Mateus 28.18-20.

Nossa obrigação é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo . Mateus, 22, 34 a 40.

Quanto fazemos a obra de Deus , não há lei que nos condene . Gálatas 5:22-23.

Guto Marques disse...

Meu irmão não aceite as sugestões mas de pessoas que querem te afastar de Deus.

Nossa obrigação é pregar o evangelho de Cristo e não o nosso. Mateus 28.18-20.

Nossa obrigação é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo . Mateus, 22, 34 a 40.

Quanto fazemos a obra de Deus , não há lei que nos condene . Gálatas 5:22-23.

Guto Marques disse...

Meu irmão não aceite as sugestões mas de pessoas que querem te afastar de Deus.

Nossa obrigação é pregar o evangelho de Cristo e não o nosso. Mateus 28.18-20.

Nossa obrigação é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo . Mateus, 22, 34 a 40.

Quanto fazemos a obra de Deus , não há lei que nos condene . Gálatas 5:22-23.

Talvez você goste também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...