Busca por palavras

domingo, 9 de setembro de 2012

O Burro e os Doutores


Amados,

Depois de um bom tempo sem postar, recebi um texto interessante do irmão Jaime Dias da Silva, de Curitiba, PR. É um texto engraçado e desafiador, pois fala do contraste entre a sabedoria de Deus e a sabedoria humana. Os erros grosseiros cometidos por homens que se julgam doutores e agem como leigos, por o serem, no campo espiritual. Não é um texto contra a Teologia, mas contra o mal uso desta. Vale salientar que não estou abonando todas as tendências teológicas do amado irmão, mas o respeito e o texto, certamente, é edificante. Boa leitura. 

O Burro e os Doutores


“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu AS COISAS VIS deste mundo, E AS DESPREZÍVEIS, e AS QUE NÃO SÃO, para aniquilar as que são.” I Co. 1:27-28.

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

A Bíblia nos apresenta um grande contraste entre O BURRO E OS DOUTORES RELIGIOSOS (nem todos), mostrando quem é o mais sábio e quem é o mais burro.

NO ANTIGO TESTAMENTO, UMA JUMENTA MOSTROU-SE QUATRO VEZES MAIS SÁBIA QUE O PROFETA BALAÃO. Nm. 22 a seg.

1). A jumenta teve “VISÃO ESPIRITUAL” para enxergar três vezes o perigo antes do profeta. Nm. 22:33.
Já Balaão, na sua “visão carnal” agiu como um verdadeiro animal irracional, espancando a jumenta três vezes. Nm. 22:28.

2). A jumenta mostrou “FIDELIDADE” ao seu dono, deitando-se debaixo dele para protegê-lo da espada do Anjo do Senhor. Nm. 22:27. Já Balaão, mostrou-se “infiel” aos longos serviços da sua cavalgadura. Além de espancar a jumenta por três vezes, teria a matado se tivesse uma espada na mão. Nm. 22:28-30.

3). A jumenta mostrou-se “DIGNA”, por Deus usar a sua boca, para falar ao profeta. Nm. 22:28. Já Balaão, mostrou-se “indigno”, mesmo profetizando a Balaque o rei dos moabitas, seu coração estava no ouro e na prata do rei, atraindo a ira de Deus para si. Nm. 22:21-22.

4). A jumenta na sua “SABEDORIA” teria escapado com “VIDA”. Já Balaão, na sua “irracionalidade” teria “morrido” nela. Nm. 22:33.

NO NOVO TESTAMENTO UM JUMENTINHO MOSTROU-SE CINCO VEZES MAIS SÁBIO QUE OS DOUTORES DA RELIGIÃO. Lc. 19:1-41

1). O jumentinho vivia “PRESO” no pasto, esperando o chamado do Senhor. “E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis PRESO UM JUMENTINHO...” Mc. 11:2.

Já os doutores da lei, viviam e vivem “ASSENTADOS” na cadeira de Moisés, esperando fazer discípulos, para a sua religião. “...Na cadeira de Moisés estão ASSENTADOS OS ESCRIBAS E FARISEUS. Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.” Mt. 23:2-3

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra PARA FAZER UM PROSÉLITO; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais que vós.” Mt. 23:15.

2). O jumentinho, sem nunca ter sido domado aceitou com humildade a monta de Jesus. “Dizendo: Ide a aldeia que está defronte, e ai, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que NENHUM HOMEM AINDA SE ASSENTOU; soltai-o e trazei-o.” Lc. 19:30

Já os doutores religiosos, que deveriam ser conhecedores de Deus, na sua soberba recusaram e recusam até hoje, O JUGO DE JESUS. “Veio para o que era seu, E OS SEUS NÃO O RECEBERAM”. Jo. 1:11

3). O Jumentinho foi “ÚTIL” para a obra de Deus, servindo de cavalgadura para o Senhor. “E trouxeram-no a Jesus: E, lançando sobre o jumentinho os seus vestidos, PUSERAM JESUS EM CIMA.” Lc. 19:35.

Já os doutores da lei, foram “inúteis” servindo e servem até hoje, de “pedra de tropeço” para o Evangelho do Filho de Deus. “Então alguns DOS FARISEUS diziam: Este homem não é de Deus; POIS NÃO GUARDA O SÁBADO...” Jo. 9:16.

4). O jumentinho trouxe Jesus para dentro de Jerusalém, contribuindo com sua glória. 

“E quando já chegava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto.” Lc. 19:37

Já os doutores religiosos expulsaram Jesus de Jerusalém, fazendo-o carregar uma cruz, contribuindo para sua vergonha. “Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos, E DOS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES, redobravam”. Lc. 23:23

“E levando ele às costas a sua cruz, SAIU para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota. Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.” Jo. 19:17-18

5). O jumentinho ou qualquer que FIZER ALGUMA OBRA em prol do Reino de Deus, de modo algum perderá o seu galardão. “E qualquer que tiver dado SÓ QUE SEJA UM COPO D’ÁGUA FRIA a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que DE MODO ALGUM PERDERÁ O SEU GALARDÃO.” Mt. 10:42

Por sua vez, os doutores da religião de todas as gerações, que torcem a Palavra de Deus para satisfazer suas ideologias e deleites próprios, também receberão seu galardão: O DA INJUSTIÇA. (II Pe. 2:13). “Serpentes, raça de víboras! COMO ESCAPAREIS DA CONDENAÇÃO DO INFERNO? Mt. 23:33

MORAL DA HISTÓRIA
Um burro com Jesus é mais sábio que um doutor religioso. Um doutor religioso sem Jesus, torna-se um verdadeiro burro. Disse o Senhor Jesus: “...PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER.” Jo. 15:5b.

Jaime e Júlio – Curitiba Pr.

http://estudosbiblicosjj.blogspot.com

4 comentários:

Anônimo disse...

vim te conhecer, já estou te seguindo!
Vi seu nome na Mina de Sites e Blogs Gospel
Quero lhe convidar para contribuir com um voto seu em uma gincana que estou participando, no site "Ô Trocyn Bão".
A minha participação é com uma Poesia que fala sobre o site:
ô Trocyn bão!!! é só entrar neste link http://www.riosul2012.com/2013/01/ione-o-trocyn-bao.html
E se você gostar e puder votar no nome (Ione) eu lhe agradeço! está na lateral esquerda do site na Enquete "EM QUEM VOCÊ VOTA?", Vai lá,e se você não conhece ainda este site querido aproveita para conhecer, também tem muita coisa boa lá!
Agradeço por sua atenção e compreensão!!!
Grata!!!
Fique com Deus!!!
Ione Viana

claudiopimenta disse...

bela postagem cade as atualizaçoes ?

claudiopimenta disse...

manto nao vi mais atualizaçoes esta sem inspiraçao ? seus textos sao otimos !

Clebio Lima disse...

É mais por falta de tempo. Tenho alguns textos pra serem desenvolvidos e concluídos, vou me esforçar mais pra concluir.

Talvez você goste também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...